Atualmente quando nos referimos aos vinhos, não existe nada mais chique do que possuir decanters espalhados por sua prateleira ou adega… Em lojas você pode encontrar uma mais bonito que o outro, com diversas curvas e nuances. Mas este não é um objeto apenas para decoração… “Decantar” significa livrar de impurezas, ou seja, separar sedimentos do vinho para que a bebida seja melhor apreciada. Atualmente, também serve para aerar e potencializar o vinho e seus aromas.
O procedimento de decantação exige cuidados e uma atenção especial. Primeiro, a garrafa deve ser colocada em posição vertical durante pelo menos dois dias antes de seu consumo, assim os resíduos ficam alojados no fundo da garrafa. Após este tempo, com a garrafa aberta, deve-se despejar o vinho no decanter tomando cuidado para que se finalize o processo logo quando os sinais os primeiros sinais dos sedimentos aparecerem no gargalo da garrafa. Para fazer isso, utilize uma boa iluminação direta abaixo da garrafa, quando estiver transferindo o vinho para o recipiente.
Para os vinhos jovens, o decanter tem a função de acelerar as reações físico-químicas da bebida. A utilização do decanter, neste sentindo, serve para torna-lo macio por meio do contato com o ar.
O decanter expõe a bebida ao oxigênio, acelerando a maturidade e ressaltando suas qualidades aromáticas e de sabor. Você já deve ter ouvido alguém dizer que o vinho precisa “respirar” correto? É exatamente sobre isso que a decantação se trata… Deve ser deixado fora da garrafa por pelo menos uma hora antes de ser consumido.