COMO HARMONIZAR QUEIJOS E VINHOS

Receber amigos, familiares ou alguém especial para sua casa em uma noite,nada como bons queijos e vinhos… Mas não é qualquer tipo que faz a combinação perfeita de aperitivo e bebida….

O Vinho e o Queijo são produtos são produtos que possuem inúmeras variações. O terroir de ambos elementos é algo muito complexo. O segredo a harmonização perfeita entre queijos e vinhos, é criar um “terceiro saber”, ou seja, um elemento que complementa o outro, tonando-se agradáveis quando acompanhados.

Preparamos um guia para te ajudar a entender esta complexidade e a harmonização que existe entre eles.

Queijos Macios: Brie e Camembert

Estes tipos de queijo possuem seu processo de maturação de dentro para fora, e isso faz com que seu miolo seja macio e tenha uma capa branca. Estes tipos de queijos harmonizam com vinhos brancos, que possuem um corpo médio e uma leve acidez.

Queijos de Massa Filada: Mussarela e Provolone

Os mais consumidos do mundo… São queijos que depois de processados, se transformam em uma massa elástica resistente.

Vinhos que equilibram a gordura destes tipos de queijo são as melhores opções, com acidez acentuada e corpo leve ou médio. Sugerimos Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc. 

Queijos Azuis: Gorgonzola e Roquefort

Estes queijos possuem sabores intensos e uma textura macia. Pela intensidade de sabor, é necessário cuidado para harmonizá-lo… Vinhos que possuem doçuras, como o vinho do Porto, equilibram o sabor salgado e intenso do queijo.

Queijos Semiduros: Prato, Cheddar, Gruyère e Gouda

Conhecidos pelos furinhos que invadem a cabeça ao pensar em queijos, estes possuem uma nota adocicada ao paladar por conta do processo de fermentação deste estilo de queijo. Esta característica faz com que eles harmonizem com vinhos leves, ácidos e com tons frutados, como Sauvignon Blanc, que limpa o paladar e equilibra a doçura.