COMBINE MASSAS & VINHOS

A harmonização de vinhos e massas transforma a culinária em uma experiência especial. Pode parecer complicado, mas algumas regras podem te ajudar nesta tarefa.

O mais importante na harmonização destes dois elementos, não é a massa em si, mas sim o molho em que ela leva. A acidez, corpo e tanino influenciam diretamente no sabor dos molhos e dos acompanhamentos servidos.

Abaixo, listamos alguns molhos com algumas dicas fáceis e rápidas para você transformar sua maneira de degustar massas e vinhos.

Molho de Tomate

O molho mais tradicional quando nos tratamos de massas… Esta receita que veio originalmente da Itália, combina com vinhos onde a acidez do molho de tomate é equilibrada, sendo eles vinhos tintos, se forem de origem italiana serão a combinação perfeita!

Molhos Com Carne (À Bolonhesa)

Um dos molhos mais consumidos em todo mundo, possuem uma base de molho de tomate. Como a carne dá um toque diferente, tanto no molho quanto na massa, o vinho ideal para acompanhar são os do tipo tinto, porém aqueles que possuem um sabor mais marcante, ou seja, mais taninos com uma textura um pouco mais áspera. A Carne libera gordura ao prato e deixa o vinho concentrado, o que ajuda a limpar o paladar. Apostar em uvas como Cabernet Sauvignon, Carménère e malbec são ótimas escolhas.

Molhos Branco

Os molhos brancos possuem em sua maioria a base de queijo, que combinam perfeitamente com vinhos brancos. A gordura pede uma bebida que seja capaz de equilibrá-la… Uva como a Chardonnay é uma grandes aposta para este tipo de molho, pois ela é capaz de quebrar o sabor forte dos ingredientes derivados no molho.

 

Molho Pesto

Este molho tradicionamente feito a base de manjericão fresco, azeite, nozes e parmesão é um molho refrescante e possui sabores muito característicos e nada melhor que os vinhos brancos para acompanha-lo, já que eles podem equilibrar o óleo e o queijo que a receita possui. Uva como a Sauvignon Blanc que é mais delicada é a nossa sugestão para uma boa harmonização.